Professor da Rural lança livro sobre as famílias mais poderosas do Brasil

Coletânea de artigos acompanha linhagens como os Marinho, Odebrecht e Sarney 

por Caíque Pereira

 

Fortunas passadas de geração em geração, herdeiros dividindo negócios milionários, sobrenomes bordados no hall da fama das altas rodas. Mas como chegar, de fato, a esse cenário de poder? Para tentar responder essa e outras perguntas, Rafael Brandão e Pedro Campos, coordenador do curso de Relações Internacionais na Rural, organizaram o livro “Os Donos do Capital: a trajetória das principais famílias empresariais do capitalismo brasileiro“.

A publicação analisa a história de ascensão de famílias como as do Barão de Mauá, os Andrade, Bouças, Camargo, Gerdau-Johannpeter, Guinle, Klabin-Lafer, Marinho, Moreira Salles, Odebrecht, Sarney, Setúbal, Simonsen e Villela.

“Trata-se de uma investigação da classe dominante brasileira, afinal existem poucos estudos sobre isso”, explica Pedro, à frente de um grupo formado, em boa parte, por historiadores. “Ao nosso ver, precisa-se de uma compreensão qualificada, sobre quem são essas pessoas, como eles se organizam e agem, como construíram essas fortunas, quais são seus grupos. Isso tudo justamente para entendermos questões do nosso tempo, do dia a dia.”

Além dos organizadores, Beatriz Momesso, Cezar Honorato, Fábio Maza, João Braga Arêas, José Lannes de Melo, Maria Letícia Corrêa, Maurício Margalho e Monica Piccolo assinam os textos.

O livro está em pré-venda no site da Editora Autografia e será lançado no dia 27 de abril, às 19h, na Livraria Oito e Meio (Travessa dos Tamoios, nº 32, Loja C – Flamengo/RJ).

 

 

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages


  • Notícias Relacionadas

    Ex-aluno de Belas Artes lança livro de fantasia

    A corrupção na ditadura: como foi?

    UFRRJ em parceria com outras IES promove seminário que discute a relação do empresariado com a ditadura

    PPGFIL apresenta 3º Simpósio de Filosofia Antiga

    Docentes do IE lançam livros em evento cultural